Notícias - ProDieta

Notícias

Qual a melhor alimentação para Hipertensos?

ProDieta - 01/08/2018

A dieta é parte indispensável da prevenção e tratamento da pressão alta. Com alimentação adequada, um hipertenso necessitará de menos medicação ou até poderá ficar sem nenhuma.

A base fundamental é a restrição de sódio, contido no sal de cozinha. De um modo geral, a dieta do brasileiro contém altíssimo teor de sódio. Especialistas recomendam consumir até 2g ao dia. Deve-se utilizar pouco sal no preparo dos alimentos, e nunca deixar o saleiro na mesa. O sal light, substituto de menor teor de sódio, pode ser utilizado com autorização do médico. Temperos como ervas e limão podem melhorar o paladar.

A pessoa com pressão alta deve manter seu peso adequado, por meio de dieta equilibrada e atividade física regular. Uma perda de cinco quilos é capaz de reduzir ou até normalizar a pressão em muitos casos. Para que a dieta ajude no controle tanto da pressão como do peso, ela deverá ser personalizada, sendo rica em frutas e verduras, e pobre em alimentos gordurosos e industrializados.

O consumo de alimentos ricos em potássio (laranjas, bananas e tomates) e cálcio (leite desnatado e derivados) deve ser estimulado. Já o consumo de álcool deve ser evitado e o de café deve ser limitado.

Caso também tenha colesterol alto ou diabetes, o hipertenso deverá ajustar a alimentação para essas condições, orientado por médico e nutricionista.


Assine a nossa Newsletter!

CNPJ: 24.159.329/0001-68