Notícias - ProDieta

Notícias

Dicas de Armazenamento de Alimentos

ProDieta - 11/01/2017

As técnicas utilizadas para limpar, armazenar e preparar a comida não apenas afetam o seu sabor, sua textura e seu valor nutricional, como também são fundamentais para prevenir sua contaminação e deterioração. Utilizando os métodos corretos para armazenar os alimentos, você pode mantê-los saudáveis e nutritivos.
GUIA DE ARAZENAMENTO DE ALIMENTOS
ALIMENTOS
COMO ARMAZENAR
NÃO PERECIVEIS
O calor e a umidade aumentam o risco de estragarem, então armazene-os em local seco e com temperatura entre 10-20C.Mantenha grãos e farinha em embalagens de plástico, vidro ou metal, com fechamento hermético para evitar a entrada de insetos.Nozes e farinhas de grão integral ficam rançosas rapidamente, então guarde-as na geladeira.Guarde óleos em embalagem hermeticamente fechada dentro de um armário escuro ou na geladeira. E exposição à luz e a altas temperaturas causa perda das vitaminas A e E.
FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS
Frutas, legumes e verduras crus geralmente perdem suas vitaminas ao longo do tempo quando mantidos em temperatura ambiente.A maioria dos produtos é mais bem armazenada acerca de 10C. se refrigerados, coloque na gaveta de legumes, o espaço restrito evita a perda de umidade.Evite armazenar frutas e vegetais por longos períodos fechados em sacos plásticos: eles cortam o acesso ao ar, o que faz o produto apodrecer.Deixe os caules das frutas até utilizá-las. Corte os topos verdes das raízes, como cenouras, beterrabas, macaxeira e nabos, ou eles vão continuar drenando os nutrientes das raízes.Legumes e verduras congelados devem ser retirados do congelador e cozidos imediatamente, pois o degelo incentiva atividade destrutiva de enzimas residuais e microrganismos.
CARNE E FRUTOS DO MAR
Guarde carnes e peixes na parte mais fria da geladeira.s Antes de congelar, envolva a carne em plástico. Não use plástico permeável a gás, pois o frio retirará a umidade, queimando o alimento.Mariscos e crustáceos não podem ficar mais do que algumas horas na geladeira, mas duram 2 ou 3 dias em temperaturas abaixo de 0ºC.Nunca degele carnes, aves ou peixes em temperatura ambiente. Degele na prateleira inferior da geladeira. Se usar o micro-ondas para descongelar, utilize-os imediatamente.


Assine a nossa Newsletter!

CNPJ: 24.159.329/0001-68